Dicas
5 benefícios na prática do SUP
O stand up paddle também é uma excelente forma de trabalhar todo o corpo, estimulando especialmente o equilíbrio e o desenvolvimento muscular, além de garantir várias horas de diversão.
1. MELHORA O EQUILÍBRIO
Esta é provavelmente a capacidade mais exigida quando se inicia a prática do stand up paddle, isto porque para ficar em pé em cima de uma prancha instável é muito importante ter excelente capacidade de equilíbrio.
Mesmo depois de conseguir ficar em pé os músculos de todo o corpo continuam funcionando, afinando cada vez mais o equilíbrio.
Dessa forma, o SUP além de ser um excelente esporte para os jovens, também é ótimo para os idosos, uma vez que é comum perder o equilíbrio com o envelhecimento.
2. AJUDA A EMAGRECER
O stand up paddle é um exercício que chega a queimar até 400 calorias em uma hora de atividade, sendo indicado para queimar o excesso de gordura enquanto aumenta a quantidade de músculo. Assim, se associado a uma dieta equilibrada, a prática deste esporte colabora para emagrecer rapidamente.
3. REDUZ O ESTRESSE
Os benefícios deste esporte não são apenas físicos, sendo uma ótima forma de melhorar também a saúde mental. Isto acontece porque qualquer tipo de exercício ajuda o corpo a liberar mais endorfinas, que são hormônios que aumentam a sensação de bem-estar, felicidade e relaxamento.
Por outro lado, alguns estudos demonstram que estar rodeado, de forma segura, por água ajuda a mente a liberar o estresse acumulado durante o dia e a criar uma sensação de calma.
4. TRABALHA TODOS OS MÚSCULOS
Quase todos os músculos do corpo são utilizados especialmente no trabalho constante de manter o equilíbrio.
Porém, além de trabalhar as pernas e o tronco para manter o equilíbrio, este esporte também trabalha os braços e os ombros no exercício de remar a prancha.
5. MELHORA A SAÚDE E O CORAÇÃO
O SUP possui uma componente de cárdio semelhante a correr, nadar ou caminhar. O sistema cardiovascular é estimulado e melhorado ao longo do tempo, reduzindo as chances de ter problemas graves como AVC’s ou infarto.